REUNIÃO DA MESA DE NEGOCIAÇÃO - COORDENAÇÃO DO SINTEPP E REPRESENTANTES DA PREFEITURA "Com o sindicato o papo é diferente!" |
Representantes do Governo na Mesa de Negociação |
Ademais, a coordenação sindical cobrou esclarecimentos sobre a forma como a prefeitura iria proceder com o acordo, já que, como foi dito na reunião, o acordo não fora cancelado, mas suspenso.
A prefeitura, por meio de seus representantes, ratificou que o acordo está mantido e que será pago administrativamente, considerando, porém, somente os últimos 5 anos a contar de maio de 2018, devido à prescrição quinquenal. Informou ainda que vai flexibilizar o deságio para que os servidores recebam um valor próximo do que estava previsto, mas que essa flexibilização no deságio somente vai valer para os casos administrativos e não para os judicializados.
Questionado ainda sobre como a prefeitura fará para apresentar os novos valores aos servidores e proceder com as assinaturas dos acordos, a Semed informou que o plano deles é enviar uma equipe nas escolas para conversar individualmente com cada servidor e fazer a assinatura dos contratos.
O sindicato quis a previsão de uma data para que isso aconteça, a informação repassada pelo governo é de que tudo depende da conclusão dos cálculos, que estão sendo refeitos pelo DRH da Semed e, principalmente, da aprovação do prefeito Sebastião Miranda aos novos valores; pois é sempre ele quem dá a última palavra em qualquer negociação. ainda mais envolvendo valores.
O Sintepp Marabá discorda da situação de prescrição quinquenal alegada pela prefeitura, pois tem como provar juridicamente que nunca houve inércia da parte da coordenação sindical com relação à cobrança a atualização das promoções horizontais, e que esse é um direito garantido de forma automática pelo PCCR, não cabendo, dessa forma a aplicação da prescrição quinquenal alegada pela prefeitura.
Sobre essa pauta, a coordenação sindical está aguardando a prefeitura entregar os novos cálculos que estão sendo realizados. Dessa forma, na próxima semana, estaremos realizando nova Assembleia Geral com toda a base para juntos deliberarmos mais uma vez.
INFORMAÇÕES DA ASSEMBLEIA GERAL ESTATUTÁRIA DO DIA 17/05 NA CMM
Tatiana Alves, coordenadora geral, faz a abertura da assembleia |
Desse forma, Tatiana colocou que quem tem a obrigação de promover o servidor é a prefeitura, e ainda que, se essa mudança não aconteceu a tempo foi por culpa unicamente da prefeitura, não do servidor. Por esse motivo, o sindicato não aceitará que a prefeitura penalize ainda mais aqueles que não receberam a tempo seus direitos.
professor Wendel Bezerra |
Em sua fala, a professora Joyce Rebelo, que compõe a coordenação geral junto com a Tatiana Alves, entre outros pontos, falou dos ataques sofridos pelo sindicato vindos de uma "comissão" que atravessou a negociação que vinha sendo realizada entre governo, sindicato e categoria. Joyce salientou as consequências desastrosas que essas ações causaram para muitos companheiros.
Joyce Cordeiro Rebelo, coordenadora geral |
Professor Lucimar Tavares |
Membros da tal "comissão" também puderam, democraticamente, fazer uso da fala para se defender, porém houve vaia na fala de uma representante dessa comissão.
Por fim, o Sintepp Subsede de Marabá reitera seu compromisso historicamente construído na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação pública. Assim sendo, acreditamos que nenhum discurso falacioso, ou ações individualistas de grupos isolados manchará a história de nossa instituição sindical.
Sigamos firmes na luta pela defesa de nossos direitos e por uma educação pública e de qualidade.
IMAGENS DA ASSEMBLEIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário