sexta-feira, 3 de agosto de 2018

AS ELEIÇÕES E OS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO

A corrida nas Eleições Gerais de 2018 já começou e com ela a velha política dos coronéis que de tudo fazem para se manter no poder, onde várias alianças entre os partidos são negociadas próximo ao período de convenções partidárias.

O Sintepp, Sindicatos dos Trabalhadores Públicos em Educação no Pará, subsede Marabá ao longo dos seus 35 anos tem travado várias lutas contra diversos tipos de políticos que ao assumirem seus cargos votam qualquer projeto que tenha sempre o viés de retirada de direitos dos trabalhadores da educação.

O Sintepp não tem candidato por ser uma entidade sindical que defende exclusivamente seus filiados e apoia as lutas em geral de todas as categorias que sofrem as mazelas e falta de investimentos no serviço público.

O Sintepp organiza a luta dos trabalhadores em educação em 129 subsedes para os enfrentamentos com os governos e  participa efetivamente das lutas no campo, na cidade, em defesa das mulheres, negros, LGBT´s, estudantes e famílias ribeirinhas em todo o estado do Pará.

Como as eleições já estão em curso, é importante lembrar que temos inimigos da educação disputando o pleito eleitoral em Marabá, trazendo junto consigo o que há de mais arcaico, tradicional, politiqueiro e enganador. Até o momento temos dois inimigos mortais que ensaiam suas candidaturas, que são: O Vice- Prefeito Tony Cunha e o Vereador Beto Miranda.

O Arqui inimigo Tony Cunha que posa de figurante na Prefeitura de Marabá, parece estar isolado sem apoio algum. Tenta, articula, mas não emplaca. Andou visitando várias escolas para tentar agrupar um pessoal, mas parece que não conseguiu. Foi um dos mandantes da Tropa de choque policial para a Câmara dos Vereadores no dia 23/05/17 que deu um brinde de horrores nos professores com Spray de pimenta e muita pancadaria, com gente desmaiando em todos os lados no espaço público.

O Super inimigo Beto Miranda, tem em sua história o preenchimento de um cargo no legislativo ao longo destes anos sem apresentar um requerimento em prol da melhoria de vida dos cidadãos marabaenses. Não consegue articular um discurso na tribuna porque a saúde o debilitou. Faz um toma-la-dá-cá na saúde com as cirurgias, consultas e internações e de quebra votou favorável com muita tranquilidade no projeto do irmão, Mega Inimigo Tião Miranda, que cortou o salário dos professores (23/05) e no projeto que extinguiu as eleições diretas nas escolas (28/08).

Lembrando que até o momento há esses dois inimigos na disputa eleitoral, mas todos os demais apoiarão algum candidato que irá beneficiar apenas seus próprios interesses, como uma nuvem de gafanhotos que ataca e destrói uma plantação.

Na política, cada ser humano tem suas convicções e ideologias políticas, onde cada um decide com quem caminhar, cabendo as nós respeitá-las dentro dos limites possíveis. É lamentável, ver os apoios aos nossos inimigos dentro da própria categoria, mas cabe a nós continuar nosso trabalho de consciência crítica, formação e organização de lutas em defesa dos trabalhadores.

A COORDENAÇÃO

Um comentário:

Unknown disse...

Caros amigos,
Caras amigas,

Infelizmente, essa forma de matéria veiculada nas redes sociais sobre o nosso apoio ao Pré-candidato Beto Miranda acabaram soando como apoio do Sintepp. O que não é verdade. Sei da importância de ter uma instituição como a nossa dando respaldo para uma candidatura, mas isso não pode acontecer pois fere de morte a autonomia sindical pelo qual lutamos e defendemos.
Nosso diálogo sempre foi travado no sentido da concessão do meu apoio e do meu grupo político, haja vista o Sintepp ser composto por diversos grupos políticos. Portanto, não se pode de forma alguma atrelar a entidade ao debate político partidário. O Sintepp debate política, mas sempre na busca dos interesses dos trabalhadores, os quais representamos diuturnamente.
Na data de ontem, logo após nossa reunião, recebemos várias informações dando conta de que o Sintepp apoiaria Beto Miranda, o que tratamos de refutar.

Quanto ao nosso apoio político e individual ao Pré- candidato, avaliamos que é uma decisão na qual não podemos avançar. Há muitas mágoas no processo. Ganharíamos o apoio popular, isso é verdade, mas iríamos por sobre nós desconfiança e críticas destrutivas, como alguns já estão fazendo.
Como político que sou, sou constantemente convidado por políticos para suas bases de apoio, e como político que sou, faço questão de ouvir a todos. Tenho profunda discordância da forma de governar do irmão do Beto Miranda, mas em momento algum dialoguei com o atual Prefeito, pois sei que o mesmo também não concorda com minhas opiniões, assim como ele nunca sentou com o Sintepp, pois é assim que ele governa. É uma questão pessoal dele.
Quanto ao Beto Miranda, nunca tive qualquer problema, mas na verdade, o simples fato dele apoiar o seu irmão em todas os seus projetos reflete sobre as nossas decisões. Por isso, espero que possamos ter alternativas políticas viáveis que corroborem com nossas ideias e ideologias, fato este que duvido muito que aconteça sem uma profunda REFORMA POLÍTICA.

Fico a disposição para qualquer esclarecimento. E afirmo que esta nota é fruto do profundo respeito que tenho por todos vocês e só peço que possamos resolver isso da melhor forma possível, para que não tenhamos nenhum impasse, haja vista que essa decisão é meramente política. Jamais apoiaria qualquer candidatura usando o nome da nossa instituição.
Não sou candidato a nada, e no momento o meu foco é minha carreira jurídica e sindical.
Em 2020, sim, serei candidato a vereador e espero que os amigos que são contra a qualquer apoio aos políticos atuais, fortaleçam nossa campanha nas ruas e com doações voluntárias.

Wendel Bezerra