Hoje está ocorrendo o Encontro Regional de Educação no Pará, sob o tema “Os desafios da educação pública paraense e a garantia do direito de aprender”.
O evento tem vários objetivos, entre eles, "identificar desafios e planejar ações conjuntas que possam melhorar o desempenho da educação no Estado" e pelo menos, dez desafios específicos que devem ser discutidos durante o
encontro, entre eles, infraestrutura, transporte, alimentação, garantia
de aprendizado, alfabetização, bases legais, censo escolar,
valorização do profissional de educação, gestão educacional e
prognóstico juvenil.
Repudiamos o evento pelo fato de que os principais atores deste processo não foram convidados ao evento: OS PROFESSORES.
O participantes do evento que irão definir novas ações na educação pública no Estado do Pará são: gestores de URES (Unidade Regional Seduc na Escola), diretores e
técnicos de escola, prefeitos e secretários municipais de educação e
conselhos escolares dos municípios do sudeste paraense. Ou seja, até mesmo os prefeitos desta região sudeste do Estado que reformulam as leis educacionais para retirar direitos dos professores e funcionários de escola foram convidados, menos professor.
Sem dúvida, o pensamento sobre a construção de uma educação de qualidade neste país precisa mudar na prática. O governo de Helder Barbalho (MDB), já começou mal, porque fez uma campanha eleitoreira sobre o pagamento de Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), assinando uma carta compromisso, que ao assumir o poder, literalmente não assumiu compromisso algum, pelo contrário, fez uma proposta indecente de abono sem reajuste real na recomposição salarial e agora começa a organizar os "Encontros Regionais", sem ouvir os que estão nas salas de aula.
ENCONTRO SEM PROFESSOR
O Encontro encaminhará algumas metas a serem encaminhadas, esperamos que estas metas devam ser alcançadas pelos mesmos sujeitos que estão debatendo neste momento no evento os pontos voltados para: infraestrutura, transporte, alimentação, garantia
de aprendizado, alfabetização, bases legais, censo escolar,
valorização do profissional de educação, gestão educacional e
prognóstico juvenil, tendo em vista que a direção e organização do evento não reconhece a importância do Professor.
Aos professores que tem como uma de suas principais tarefas, o processo de ensino-aprendizagem de milhares de jovens em meio a sociedade, potencializando a educação crítica e de qualidade social com apoio de todos caberia mais respeito, porque os professores são a fonte de inspiração de seus alunos, pois são esforçados independente de valorização de governo ou não.
"Os melhores professores estão marcados na memória dos seus alunos para o resto de suas vidas, causando mudanças e impactos positivos na vida de cada aluno". Prefeitos, Secretários são lembrados por retirar direitos dos professores.
A COORDENAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário