quinta-feira, 9 de maio de 2019

De quem é a responsabilidade de implementar a Hora-atividade?

A Base Nacional Comum Curricular já começou a ser implantada em vários estados e municípios que norteiam os currículos dos sistemas de ensino das unidades federativas, bem como norteiam as propostas pedagógicas para todas as escolas do Brasil.

Em Marabá surgiu uma polêmica em torno da aplicação da BNCC e o Sintepp Marabá começou a receber várias denúncias sobre a nova proposta de trabalho para os professores e a forma como está sendo realizada.

Todo professor tem direito ao tempo de sua hora-atividade para planejar o que está sendo solicitado pela Semed, no entanto, na última reunião do dia 07/05 a Semed não apresentou nenhuma proposta.

As denúncias começaram a chegar ao sindicato, voltados para a aplicação da Base para quem está na ponta do processo, que é o chão da escola.

Quando pontuamos que os professores podem questionar as gestões escolares sobre a aplicação da BNCC, destacamos que as equipes podem anotar e registrar às reclamações e exigências dos professores e remeter à Semed e ao Sintepp. Não podemos fazer vista grossa na escola, ao ponto de ver nossos professores reclamando da sobrecarga e não fazer nada.  Nós do Sintepp, estamos fazendo nossa parte, que é reivindicar, visitar as escolas e colocar na pauta para debate. Agora, o governo, precisava suspender a BASE até implementar a Hora-atividade, mas ao que nos parece está tentando jogar trabalhador contra trabalhador na escola.

Por isso, estamos orientando que caso, ocorra qualquer problema na Escola com a aplicação da BASE sem Hora atividade, os companheiros possam procurar nossa assessoria jurídica, munidos dos documentos necessários, pois até o momento a Semed não suspendeu a BASE, nem  apresentou proposta de Hora-atividade, causando assim incoerência na prática docente nas escolas e desconforto nos professores.

A responsabilidade de cobrar é nossa, mas de implementar é do governo! PELA SUSPENSÃO DA BNCC JÁ! ATÉ IMPLEMENTAÇÃO DA HORA-ATIVIDADE!