segunda-feira, 29 de novembro de 2021

SITUAÇÃO DOS CASOS DE COVID-19 NA EDUCAÇÃO

Na última sexta-feira (26) encaminhamos documentação ao Conselho Municipal de Educação solicitando reunião extraordinária do CME para debater a antecipação da finalização do calendário letivo e suspensão das aulas, bem como encaminhamos também documentação ao Ministério Público e Semed reivindicando providências quanto as medidas que devem ser adotadas de forma urgente para conter a proliferação da covid-19.

Hoje ocorreu reunião entre Semed e Sintepp onde foi pautado com preocupação a situação instalada no município de Marabá e a posição da Secretaria é de que não há muitas escolas no ranking dos casos confirmados, se há não está sendo informado para a Semed. A Secretaria tem feito levantamento e acompanhamento dos boletins diários e mensais dos casos confirmados e suspeitos. Destacou também, que na avaliação da equipe de vigilância não há porque suspender as aulas.

Pontuamos que mesmo que os números apresentados estejam sob controle na educação, é necessário a adoção de medidas de contingenciamento afim de evitar a proliferação do vírus com o cumprimento das medidas de biossegurança de forma mais efetiva e concreta nas escolas, com escalonamento dos servidores, rodízios nas escolas que tenham casos confirmados e casos suspeitos também devem ser afastados para fazer o teste. Em casos positivos de alunos de turma também devem ficar em observação.

Ainda ocorrerá outra reunião entre a Semed, Sintepp e o Comitê de Vigilância Sanitária para definir as orientações para as escolas. Continuaremos fazendo a defesa do cuidado da vida por todos, sendo necessária a suspensão das aulas em casos críticos nas escolas que tem muitos casos confirmados com a Covid-19.

Estamos aguardando o Conselho Municipal de Educação (CME) agendar a reunião com os conselheiros também para encaminhar a situação emergencial que precisa de atenção neste momento!

Nossa vida vale mais!