quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

SINTEPP DENUNCIA NO MP A MÁ QUALIDADE DAS IMPRESSÕES DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REMOTAS

A pandemia nos trouxe não somente um debate primordial acerca das propostas de atividades pedagógicas remotas, impressas e on-line, destinadas aos alunos, como também muitos esforços dos trabalhadores da educação para se adaptarem a essa nova realidade, uma vez que tais atividades obtiveram aprovação no Conselho Municipal de Educação de Marabá (CME).
   Após muitas polêmicas e debates acerca do tema (porque se dependesse da varinha de condão da SEMED, todos os servidores e alunos já teriam retornado com o famoso ensino "híbrido"), o Sintepp questionou e conseguiu barrar junto à categoria tal proposta.

Segundo a Semed, fora realizada a licitação para disputa entre as empresas responsáveis por desenvolver esse processo. No entanto, a empresa vencedora é um espaço residencial e não um estabelecimento comercial. Agora, queremos saber porque o contrato ainda está estabelecido com essa empresa que irá receber essa verba por um serviço mal prestado e ainda não foi suspenso devido as reclamações. Quem vai pagar a conta?

Assim que os blocos impressos começaram a chegar nas escolas, foram identificadas a má qualidade e a duplicidade nas impressões, por isso vários blocos foram devolvidos.

Este fato chamou nossa atenção e decidimos procurar saber que empresa é esta ganhadora da licitação, que ora estava funcionando na SEMED, mas, logo depois sumiu e reapareceu funcionando em um imóvel residencial.

Outro fator intrigante versa sobre a Plataforma On-line que frustrou grande parte dos trabalhadores da educação nas escolas. Isso porque, além de ser uma ferramenta on -line nova, que demanda esforços para aprendizagem de todos os servidores da escola, não há possibilidades de se realizar aulas ao vivo com os alunos, segundo a queixa dos profissionais.

A Covid-19, por exemplo, já infectou mais de 24 escolas no município de Marabá, porém, até o momento, a Secretária de Educação não tomou nenhuma atitude respeitosa, suspendendo as atividades que estão alinhadas a sua própria Portaria, sem valor legal. Com tudo isso, o Conselho Municipal de Educação, na sua maioria, ainda em outubro, não teve sequer a hombridade de emitir nota desautorizando a SEMED a convocar os servidores para exercer o trabalho pedagógico nas escolas, já que nem resolução nesse sentido existia. Por que Será? Servidores doentes e acometidos por Covid-19, quem são os culpados? Que tempos mórbidos!

Esperamos, a cada dia, melhorias vindas por parte da Semed, mas, a cada dia, só vivemos dias de escuridão e abandono.