quinta-feira, 9 de julho de 2020

OS PROTOCOLOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA TERÃO CONDIÇÕES DE BARRAR O COVID-19 NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS?

A nível nacional, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nessa terça-feira, 7 de julho, um novo parecer com orientações para a volta da aprendizagem no ambiente físico para as aulas presenciais. O documento, elaborado pelo órgão, traz recomendações para as escolas brasileiras, em geral, como a observação dos protocolos sanitários nacional e local, capacitação de professores e colaboradores, acolhimento da comunidade escolar e cuidado com as questões socioemocionais dos alunos, e o planejamento das atividades de recuperação dos estudantes. Além disso, o CNE ainda alerta sobre a importância da flexibilização acadêmica, regulatória e da frequência escolar, que inclui a possível extensão do ano letivo para 2021 e ações para evitar o aumento da reprovação dos alunos.
   Os protocolos propostos para o possível retorno não garantem segurança nenhuma da não transmissão do vírus no ambiente escolar, comunidade e famílias. Temos como exemplo a França que determinou o retorno das aulas e com uma semana de atividade presenciais tiveram que suspender as aulas novamente, já a Coreia do Sul, foi muito pior porque abriu as escolas e em poucas horas se viu na obrigação de suspender as aulas novamente.
    É bem verdade, que vários setores querem debater o “retorno seguro” para redistribuírem a responsabilidade caso aconteça uma tragédia, com uma nova onda de infecção do Covid-19 que podem ceifar as vidas de muitas pessoas. Vários órgãos e instituições são chamados, neste momento, para pensar esse retorno seguro, mas não garantem o mínimo de infraestrutura no ambiente escolar. Somente os trabalhadores que estão no chão da escola sabem que a Secretaria Municipal de Educação de Marabá não envia nenhum pano de prato para enxugar as loucas, quem dirá, Álcool em gel, seria um luxo chegar realmente nas mãos dos agentes de portaria que até hoje estão lá na escola esquecidos sem material de proteção.
    A incapacidade da Semed é tão grande que não consegue sequer organizar uma planilha de pagamentos dos atrasados que deve aos trabalhadores em Educação para apresentar para categoria, segue perdida e congelada na administração. O departamento de Ensino segue cobrando uma ficha, mas várias escolas de forma correta não elaboraram porque não compete aos professores tal demanda de trabalho, mas sim ao próprio departamento, que na sua precipitação, falava nas atividades remotas para abater nas 800 horas, deixando os professores extremamente estressados com a cobrança indevida, e agora a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória que desobriga as escolas de cumprir os 200 dias letivos e também as 800 horas para Educação infantil. A pressa é inimiga realmente da perfeição, tanto que a realidade derruba mais uma vez a fantasia, tendo em vista que não precisava dessa cobrança inoportuna, mas sim de paciência e bom senso.
    O bom senso tinha de ser tratado como um critério importante, pois qualquer decisão do Conselho Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação sobre o retorno em meio à uma pandemia é um risco à saúde dos profissionais da educação e das crianças e familiares, especialmente as que pertencem ao grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas.
    Toda e qualquer responsabilidade deve ser dos órgãos públicos, políticos e cargos de confiança que começaram a desenhar no papel um “possível retorno fantástico e seguro das aulas presenciais”, como se os “protocolos criados” tivessem alguma forma mágica de barrar o Covid-19.
   Por isso, devemos nos manter em alerta para prepararmos nossa carreata em forma de protesto nas ruas de Marabá contra o Retorno das Aulas e Por Amor a Vida! Além disso, cobrar as dívidas que o prefeito Sebastião Miranda nos deve e já está caducando, com Vale alimentação sem reajuste, promoção horizontal e progressão sem pagamentos, Piso de 2016, Piso de 2020, Escala 12x36 desumana com a mulheres e perdas salariais.

# Diga NÃO ao retorno das aulas presenciais!
# Diga NÃO para imprudência e falta de respeito!
# Diga NÃO ao Covid-19 e aos defensores governistas das aulas presenciais!
# Diga SIM à proteção familiar!
# Diga SIM à vida!
# Diga SIM à você! As nossas vidas importam!

LINK DO PDF: