quinta-feira, 1 de maio de 2025

1º DE MAIO - DIA DA TRABALHADORA E DO TRABALHADOR



Companheiras e companheiros,

Neste 1º de Maio, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador, saudamos cada profissional da educação da rede pública de ensino do Estado do Pará, da rede municipal e estadual, que dedicam sua força de trabalho à construção de uma educação pública, laica, democrática e socialmente referenciada.

Somos parte da classe que tudo produz, mas que historicamente tem que lutar para conquistar cada direito. E não é diferente para nós, profissionais da educação. Mesmo diante do adoecimento, da sobrecarga, dos baixos salários, da precarização e do desrespeito que insistem em tentar nos calar, seguimos em marcha, conscientes do nosso lugar na luta de classes. Porque sabemos: não há transformação sem RESISTÊNCIA COLETIVA.

Em Marabá, nossa categoria se mostra aguerrida, combativa e incansável. Enfrentamos os ataques à educação com organização e coragem. Defendemos o direito à escola pública para as filhas e filhos da classe trabalhadora, mas também exigimos respeito, valorização, salários dignos e condições de trabalho para quem educa.

Neste dia simbólico, reafirmamos nosso compromisso com a LUTA COLETIVA. Dizemos SIM ao nosso instrumento de organização e resistência: o Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – SINTEP. Um sindicato de luta, classista e autônomo que há mais de 40 anos no chão da escola e nas ruas tem enfrentado governos de todos os matizes ideológicos, sempre ao lado da classe trabalhadora.

O tempo é de enfrentamento, mas também de esperançar. Porque enquanto houver exploração, haverá rebeldia. E enquanto houver consciência, haverá luta.


Tatiana Alves dos Santos

Coordenadora-Geral do SINTEP – Subsede Marabá

Nenhum comentário: