quarta-feira, 16 de agosto de 2023

MOSTRAMOS FORÇA E CONSEGUIMOS A REABERTURA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO COM A PREFEITURA

Trabalhadores e Trabalhadora em educação de Marabá interditam a entrada da Sevop


"É importante esclarecer que nossa greve ainda não encerrou, continuamos com nossa agenda de mobilizações e Atos Públicos, o que aconteceu foi a retomada das negociações e a reabertura da mesa."


Após cinco dias úteis de greve e a realização de cinco Atos Públicos, incluindo um panelaço em frente à casa do prefeito, conseguimos mostrar nossa força na greve e forçamos, na manhã de hoje, dia 16/08, uma reunião com o prefeito Tião Miranda.

Durante o Ato, que acontecia hoje em frente à Sevop, encaminhamos uma comissão do Sintepp, legítimo representante da categoria, para tentar uma reunião com o prefeito, que se encontrava no gabinete da secretaria. Nossa comissão, formada por mulheres guerreiras da base e da coordenação do sindicato, foi exitosa e ele nos recebeu de forma bastante amistosa. 

Comissão recebida pelo prefeito e pelo secretário de planejamento


O prefeito percebeu que seria melhor recuar e abrir diálogo com o sindicato, diante do desgaste lhe causado perante a comunidade em face de nossos Atos Públicos. Nessa reunião foram encaminhados os seguintes pontos com o gestor público municipal:

  •  Semed deve apresentar os relatórios financeiros de redução na folha da educação para equacionar a pauta do Piso;


  • A Semed deve apresentar uma proposta para implementação gradual da hora-atividade, no primeiro momento, sem o impacto financeiro.


  • A reposição das aulas paradas fica garantida conforme o percentual de 20% da carga-horária, conforme o cronograma de revezamento nas escolas.

  • O Vale alimentação segue em negociação com o governo municipal; 
  • Amanhã, ocorrerá reunião com os três sindicatos e a Prefeitura de Marabá.


Nossa agenda de Greve segue firme!

É importante esclarecer que nossa greve ainda não encerrou, continuamos com nossa agenda de mobilizações e Atos Públicos, o que aconteceu foi a retomada das negociações e a reabertura da mesa. O governo precisa apresentar onde vai enxugar a máquina, pois ele alega que já atingiu 51% do limite prudencial da folha de pagamento, o que, segundo ele, trava qualquer possibilidade de aumento. Por isso, é preciso cortar os excessos que sabemos existir. 

Na tarde de hoje, o secretario de planejamento do município ficou de reunir com a secretaria de educação para juntos debaterem as pautas da educação e apresentar uma saída para o prefeito.

deliberação de encerramento da greve deve ser feita em assembleia, o que só deve acontecer quando tivermos nossas pautas atendidas. 

Confira a nossa agenda:





Nenhum comentário: