quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

SINTEPP MARABÁ EXPRESSA TODO APOIO AOS CANDIDATOS APROVADOS NOS DOIS ÚLTIMOS CONCURSOS PÚBLICOS DE MARABÁ

A aprovação em um concurso público é o sonho de muita gente, sonho esse que para se realizar é necessário um grande esforço e investimento do profissional; pois, além de oferecer uma carreira, ainda é garantida a estabilidade ao servidor público efetivo. Um município do porte de Marabá atrai candidatos de várias localidades, não somente do Estado do Pará. Não obstante, a concretização desse sonho parece ter sido esbarrada na burocracia “inovadora” da prefeitura de Marabá. Caso que está sendo analisado e acompanhado pelo SINTEPP.

A princípio, cabe destacar que as etapas burocráticas em todo concurso público devem estar claramente explicitadas no edital, que é a lei que rege o certame. É por essa lei que o candidato vai se organizar e se preparar para a disputa, e, caso seja aprovado e classificado, aguardar o momento de ser chamado para apresentar toda a documentação e exames exigidos no prazo de trinta dias para tomar posse e assumir a vaga conquistada. Essa chamada deve ser feita seguindo rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos   aprovados cujos nomes constem na lista de homologados.

No entanto, para esse último concurso, a Prefeitura de Marabá, resolveu “inovar” e criou por conta própria uma etapa não prevista no edital: a análise (sem prazo para conclusão) dos documentos apresentados pelos candidatos. Esse ato tem causado não só estranheza, como também prejuízo e revolta nos aprovados, uma vez que muitos profissionais convocados e não residentes em nosso município, com a certeza de que serão empossados, quanto mais rápido entregarem os documentos, fazem gastos com mudança e locação de imóvel para aqui se estabelecer. Todavia, esses têm seus planos frustrados com a informação dada pela secretaria de administração de que devem aguardar a análise dos documentos apresentados. E, o que é pior, não é estipulado nenhum prazo para que seja concluída tal análise.

Diante disso, pelo menos três problemas são gerados pela prefeitura em prejuízo ao futuro servidor. O primeiro deles é a convocação de professores contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para ocupar a vaga até que o professor aprovado no concurso possa de fato assumir a vaga que é sua. O segundo, e mais grave, é acontecer de um candidato que está bem atrás na classificação ter sua documentação analisada e aprovada primeiro do que outro que ficou bem melhor classificado no concurso e assumir primeiro. Isso não somente fere a ordem de chamada pela classificação, como é algo imoral, e ilegal. Professores aprovados têm procurado o sindicato para fazer essa reclamação. O terceiro, é o prejuízo financeiro causado aos candidatos de outras cidades que comparecem acreditando que tomarão posse, mas são avisados que podem ir para suas casas enquanto a Prefeitura faz uma análise documental sem qualquer previsão legal.

Diante do exposto, queremos veementemente repudiar atitude da prefeitura, ressaltando a urgência para que os professores já chamados que entregaram a documentação e os exames exigidos no edital sejam imediatamente empossados. Além disso, é necessário que se corrija qualquer injustiça praticada a esses candidatos, sob pena de responsabilidade. Nesse caso, temos convicção de que a análise dos documentos a fim de se buscar qualquer irregularidade não pode ser um fator impeditivo para que se cumpra o que estipula o edital que regeu esse concurso público.

Por fim, alertamos que o SINTEPP Subsede de Marabá estará acompanhando esse caso e dará toda orientação jurídica necessária com o intuito de que nenhum futuro trabalhador ou trabalhadora da educação de nosso município seja prejudicado em seus direitos. O candidato que desejar impetrar Mandado de Segurança, deve dirigir-se ao SINTEPP, à  Rua 07 de junho, 1394, próximo ao restaurante do Marcelo.