terça-feira, 3 de agosto de 2021

SINTEPP MARABÁ: RETOMADA DO CALENDÁRIO LETIVO E DAS NEGOCIAÇÕES

CALENDÁRIO LETIVO:

Retomamos o semestre com o calendário letivo de 2021 ainda em meio à pandemia que tem devastado milhares de famílias e muitos ainda tentam se recuperar.
   Por outra via, o Decreto publicado pelo Governo Municipal requer a equipe gestora e apoio nas escolas, a partir do dia 02/08 e professores a partir do dia 09/08 para continuidade do trabalho remoto.
     Nesse caso, a Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Marabá devem ter feitos altos investimentos na área tecnológica para os professores utilizarem a estrutura informatizada nas aulas on-line, a partir da escola, bem como devem também ter providenciado a adequação de todas as escolas com as medidas de protocolo de segurança sanitária.
  Estamos aguardando a Secretaria Municipal de Educação apresentar a proposta de retorno presencial para ser encaminhada ao Conselho Municipal de Educação - CME para apreciação dos conselheiros, pois o que há aprovado até o momento no calendário é a Proposta de Oferta de aulas na perspectiva remoto emergencial com regulamentação do Calendário Letivo de 2021 para Rede de Ensino Público Municipal de Marabá, sob o Processo 08/2021.
      O calendário letivo de 2021 remoto das atividades impressas e on line são de 06/04/2021 até 28/09/2021.

NEGOCIAÇÕES:

A greve municipal finalizou dia 08/06 e no mês de julho, o governo concretizou os pagamentos do quem havia acordado, com os 5,26% de reajuste no vencimento básico, 5% a 10% dos auxiliares de secretaria e 20% para os professores mestres.
  Com essa primeira etapa de negociação solucionada, encaminhamos nova documentação para o Gabinete do Prefeito com as pautas financeiras e as administrativas encaminhamos para o Vice-Prefeito e estamos aguardando nova rodada de negociação que deve iniciar neste mês de agosto, conforme o que foi combinado.

REDE ESTADUAL:

Amanhã ocorrerá Assembleia da Rede Estadual, às 9 horas pela Plataforma Zoom que deflagrará a Greve Sanitária na Educação, devido a intransigência do Governo Helder que determinou de forma unilateral o retorno presencial das aulas com os alunos nas escolas, desrespeitando à vida e o tempo de garantia da segunda dose para todos.