quarta-feira, 18 de novembro de 2020

EDUCAÇÃO EM MARABÁ SEM RUMO

Temos acompanhado os constantes erros da Secretaria Municipal de Educação de Marabá e muitas vezes atônitos, o trem desgovernado que a cada dia mais, em vez resolver os problemas, fazem surgir novos, fruto de má orientação e direcionamento por parte do Departamento de Ensino e SEMED.

Vamos aos pontos principais:

1- Pensou uma proposta de atividades pedagógicas de Abril a Junho sem incluir a interação com os alunos, sob uma visão futurística que a pandemia iria terminar em Agosto de 2020. Já pensou nisso?

2- Em Julho, a Semed foi processada pelo SINTEPP por incluir atividades a mais no trabalho dos professores, não previstas na Resolução. A semed seguirá respondendo por isso na justiça!

3- A SEMED não cumpriu com seu papel quanto a proteção e preservação das vidas na entrega e manutenção dos ítens de biosseguraça para todos os agentes de portaria nas escolas no início da pandemia. Será que estão preocupados com a vida de alguém?

3- Em meados de Setembro, a Semed encaminhou uma proposta para o Conselho Municipal de Educação, construída somente pelo Departamento de Ensino acerca do tal fenômeno do Ensino Híbrido, onde questionamos firmemente e exigimos a abertura para toda nossa categoria contribuir e assim, o ensino Híbrido foi derrotado.

4- A Resolução 19 do dia 04 de novembro versa sobre atividades pedágógicas a partir desta data, logo e SEMED tem que encaminhar uma documentação para o CME para tentar validar o trabalho nas escolas, que até o momento não tem valor para abatimento das horas, fruto da teimosia da SEMED em orientar a volta para as escolas sem resolução com uma portaria sem valor. Que falta de habilidade!

5- Depois de tanto o Sintepp exigir o escalonamento nas jornadas de trabalho em meio a pandemia, várias escolas estão realizando jornadas alternadas porque o Departamento de Ensino mudou sua posição, que antes exigia junto a Secretária de Educação, o trabalho nas escolas todos os dias. Depois de tanta intransigência por parte da Semed e denúncias pelo Sintep no Ministério Público com os casos suspeitos e confirmados da Covid-19 começaram a flexibilizar deixando a critério da escola fazer o escalonamento da jornada de trabalho. Difícil entender! Só cedem na pressão!

6- O Departamento de Ensino garantiu que os contratados (professores) chegariam nas escolas no dia 16/11 para suprir a carga horária descoberta para desenvolver atividades pedagógicas, sem o prefeito determinar ou autorizar nada. Chegamos, o dia 16/11 e as palavras do Departamento de Ensino não se concretizaram e os diretores, claro, ficaram extremamente chateados, mais uma vez impotentes de resolver esta pauta.

7- A Plataforma para aulas On Line já era para estar disponibilizada há muito tempo, uma vez que está prevista na Resolução 04/11, porém já tem um direcionamento para usar o Meet para dar aulas on line. Fala Sério! O que está na resolução não vale?

8- Idealizou no campo das ideias um projeto que não se aplica à realidade de Marabá e da própria educação pública.

9- Para completar, já se fala nas escolas que há uma orientação do Departamento de Ensino para que não tenha o recesso natalino após o natal sem sequer aprovação ou autorização do Conselho Municipal de Educação da reorganização do calendário de 2020. O Departamento de Ensino é o próprio CME, pois legisla, o fazer pedagógico sem precisar do Conselho Municipal de Educação. Os papéis sociais estão totalmente invertidos. É lamentável!

10 - Não podemos de forma alguma aceitar as imposições da SEMED, por isso nossa base deve ficar em alerta. Nenhuma escola deve dizer que trabalharemos no recesso natalino, se não há nenhuma aprovação de reestruturação de calendário letivo de 2020 que trate disso. Não devemos cair no mesmo erro de quando os servidores foram chamados para ir para a escola sem legislação permitida, tanto que está aí agora, a SEMED tentando consertar seu próprio erro com a validação. Falta sensibilidade!

Assim que a proposta de alteração de calendário de 2020, chegar ao Conselho Municipal de Educação, daremos publicidade e convocaremos toda categoria para realizar ato público em frente ao CME na Velha Marabá, chamando a imprensa para denunciar os demandos da SEMED no intuito de barrar mais essa maldade.

VAMOS SEGUIR FIRMES NA LUTA!