terça-feira, 8 de setembro de 2020

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEGUE DEBATENDO A PROPOSTA DE RETORNO DAS AULAS EM MEIO À PANDEMIA

Hoje, aconteceu reunião do Conselho Municipal de Educação em formato on-line pela plataforma Google Meet, às 14:30, onde debateu a pauta da Proposta apresentada pela Semed de Oferta de Aulas, não presenciais, Ensino On-line e Híbrido, onde pode de ínicio ouvir os conselheiros acerca da proposição apresentada para contribuições e sugestões do colegiado.

Nós do Sintepp, apresentamos nossa posição com relação ao que foi deliberado pelas últimas assembleias gerais com os trabalhadores da cidade e do campo sobre a rejeição da Oferta do Ensino On-line e Híbrido, mantendo a proposição de Ensino à Distância com atividades impressas não-presenciais no formato Home-office prevendo a segurança das vidas dos servidores, famílias e  estudantes, como forma de diminuir os efeitos negativos da pandemia no ensino e aprendizado dos estudantes.

Destacamos que a proposta apresentada pela Semed já se encontra prejudicada porque foi enviada para o Conselho sem as contribuições das escolas e da categoria, que foi aprovada nas últimas assembleias. O formato em si das atividades não-presenciais por si só já acarretam problemas e as novas formas de Ensino On-line e Híbrido também são novas experiências que não possuem regulamentação a nível nacional pelos órgãos oficiais na educação pública, bem como precisam de melhor esclarecimento quanto à sua efetivação no tratar do acesso a internet, tecnologia e computadores ou notebook.

Os laboratórios que possuímos são insuficientes e demandariam um desmembramento de ter cada um PC em uma sala, com o indicativo de adquirir mais computadores pela rede municipal, levando em consideração de as medidas de protocolo de biosseguranças não permitem aglomeração de pessoas em um espaço.

Superado os debates, foi encaminhado a seguir, que continuaremos rediscutindo a proposta de retorno das aulas com todos os segmentos com nova proposição que será enviado ao Conselho Municipal de Educação por parte da Semed. Nós, do Sintepp ficamos de encaminhar a Contra-Proposta aprovada em conjunto com nossa categoria, amanhã.

Ao final, o Sintepp foi questionado sobre o vídeo e material de circulação sobre a reunião e que o Conselho iria emitir uma nota para esclarecer a todos porque são muitas as angústias que afloram neste momento tenso de retorno em meio à Pandemia do Covid-19.

Sobre este ponto da nota, concordamos não somente com a nota do Conselho sobre nosso vídeo, mas sugerimos ao CME sempre construir notas sobre as reuniões que estão ocorrendo sobre os debates, pontuando as contribuições que estão sendo colocados como forma de informar e também como vem sendo conduzida a proposta de retorno às aulas junto ao colegiado. Além disso, nossa categoria deve conhecer quais são os posicionamentos dos conselheiros membros do órgão.

Enaltecemos a atitude e pontuamos que é de extrema importância que nossa categoria acompanhe de perto todos os debates, intervenções e reuniões acerca da proposta que deve ser debatida e aprovada com todos os segmentos da educação de forma democrática, laica e plural.