quarta-feira, 22 de abril de 2020

NOTA A SOCIEDADE MARABAENSE



Em defesa dos trabalhadores em educação que atuam no setor de vigilância, merenda, portaria e limpeza das escolas!

 Desde o dia 20 de março de 2020, data em que foram cessadas as aulas nas escolas municipais e estaduais de Marabá, o SINTEPP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará, vem diuturnamente exigindo da Prefeitura Municipal, 4ª URE (4ª Unidade Regional) e SEMED (Secretaria Municipal de Educação) a garantia da entrega de equipamentos de segurança para os nossos trabalhadores em educação que ficaram nas escolas. Exigimos álcool em gel, óculos especiais e luvas. Mas ao contrário de atender pelo menos parcialmente as nossas reivindicações, haja vista que todos sabemos que o álcool em gel esgotou no mercado, tudo o que recebemos como resposta foi um alto e estonteante silêncio. Total falta de respeito e de ação no sentido de assegurar a segurança desses profissionais tão importantes para as nossas escolas, tanto que apesar de não estarmos lá lecionando nossas aulas para os filhos dos marabaenses, eles seguem lá cumprindo com o seu trabalho. 

 Ao sair da escola, depois de passar o dia realizando suas tarefas, o servidor volta pra casa e encontra a sua família, as pessoas que eles mais presam e amam nesta vida, e não podem ao menos ter o contato físico com os mesmos sem colocar em risco a vida de todos. 

 Repudiamos essa atitude desumana. E o Prefeito Tião Miranda e a Secretária de Educação não nos deram outra alternativa, a não ser expor esse quadro caótico para a toda a sociedade marabaense. 

 Queremos também aproveitar esta nota para convocar todos os trabalhadores de apoio a abandonar as escolas. Todos, agentes de portaria diurno e noturno; serventes, merendeiras e demais servidores que estão diuturnamente nas escolas a partir de amanhã, dia 23 de abril de 2020 deverão ausentar-se das escolas. Não podemos permitir que os nossos estimados servidores sejam penalizados e colocados em situação de risco sem ao menos a garantia do mínimo que é a proteção de suas vidas frente ao famigerado Coronas vírus. Se todos temos o direito de nos proteger por que eles não?! 

 Como se não fosse o bastante, o município de Marabá inicia amanhã a distribuição de kits de alimentação aos nossos alunos, fato que já está desde o dia de hoje sendo consumado nas escolas da rede estadual de ensino. Entendemos que ação de distribuir alimentos é importantíssima. Sabemos que muitos de nossos alunos dependem quase que exclusivamente desse alimento diário nas escolas, mas acima de tudo isso há também o direito de viver, e disso não podemos abrir mão.

 Apesar da idade avançada e de serem portadores de doenças crônicas, parte dos nossos servidores estão sendo obrigados a trabalhar. No que pese haver Decreto Municipal assegurando que estes servidores podem ficar em casa, há gestores escolares fazendo pouco caso, haja vista não haver qualquer fiscalização por parte da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. 

 Não queremos causar constrangimento aos pais que deverão comparecer às escolas para receberem os kits de alimentação, muito pelo contrário, neste momento, muitos dos senhores e senhoras poderão ser contaminados, haja vista que nossos servidores estão por mais de 30 dias abandonados a própria sorte, sem qualquer condição de se proteger da COVID-19.

 Nossa orientação é que tão logo a Prefeitura Municipal, 4ª Unidade Regional (4ª URE) e Secretaria Municipal de educação resolvam o problema, assegurando o material de proteção adequando, bem como a garantia de que todos os idosos e portadores de doença crônicas fiquem casa, nossos servidores poderão voltar à escolas. 

 Ainda manhã, dia 23 de abril de 2020, reportaremos a situação de risco de nossos servidores ao Ministério Público Estadual, onde deveremos denunciar o descaso e exigir o fechamento integral de todas as escolas, sejam elas municipais ou estaduais até que as medidas de segurança sejam efetivadas.

Marabá – PA, 22 de abril de 2020.

A Coordenação


Nenhum comentário: