terça-feira, 23 de janeiro de 2018

CALENDÁRIO LETIVO DE 2018

     

     O Conselho Municipal de Educação de Marabá reuniu no dia 19/01 para debater e encaminhar a aprovação do Calendário Letivo de 2018 no segundo ano de Governo do Prefeito Sebastião Miranda, mas diferente do ano de 2017, não houve nenhum debate aberto com as equipes gestoras como foi realizado o início de Janeiro de 2017.   
     
      Como a democracia foi finada neste governo com as eleições diretas para diretores, logo o debate e proposição aberta com a base sobre o Calendário Letivo de 2018 seguiu junto neste enterro, centralizando e fechando o debate e aprovação do Calendário Letivo de 2018 somente no Conselho Municipal de Educação, que é o órgão que aprova, participa, emite, normatiza, assegura e autoriza as legislações educacionais em vigência.

        É claro que ano passado, o governo estava iniciando e utilizou algumas estratégias para demonstrar sua preocupação com o debate democrático na elaboração do calendário letivo para também ser reconhecido inicialmente como um governo que ouve e debate junto com a base os problemas e o calendário letivo, mas isso é passado, já foi, já era. Depois de Maio/2017 as coisas começaram a serem bem centralizadas e demarcadas, do tipo: " Se quiser ficar, tem que seguir a cartilha, senão peça pra sair".

    No debate do Calendário Letivo de 2018, houve várias polêmicas, principalmente a ideia por parte da Semed em organizar o calendário dentro do mesmo ano de 2018, incluindo a recuperação, no entanto propuseram a inclusão de 9 sábados letivos e 3 feriados, que no momento gerou muita polêmica e discussão e foi questionado pelos conselheiros. Surgiram várias proposições, mas a Semed não abriu mão de defender os sábados e feriados dentro do mesmo ano, porém houve a proposição pelo Sintepp de garantir os 9 dias dos sábados em 9 dias de recesso natalino para os servidores e os 3 dias dos feriados junto as férias, que depois de extenso debate novamente foi aprovado o calendário letivo de 2018 com esse consenso de alinhar o recesso e as férias dos professores.

A COORDENAÇÃO



       


2 comentários:

Anônimo disse...

Não está claro na postagem como seria esse alinhamento.

Anônimo disse...

Por que os membros do Conselho assinaram essa palhaçada?