terça-feira, 7 de maio de 2024

NOTA DO SINTEPP SUBSEDE DE MARABÁ SOBRE O CASO ENVOLVENDO O NEI ARCO ÍRIS


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará, SINTEPP, Subsede de Marabá, vem por meio dessa Nota Oficial expressar sua solidariedade e apoio tanto à criança, aluna do Núcleo de Educação Infantil Arco Íris, e a sua família, quanto aos servidores e às servidores desse Núcleo. 

Sabemos que se trata de um caso muito delicado, que cabe às autoridades competentes investigarem e trazerem os devidos esclarecimentos para a elucidação dos fatos. Nesse sentido, o SINTEPP Subsede de Marabá tem acompanhado com muita preocupação a circulação de mensagens de teor acusatórios direcionadas aos servidores daquela instituição de ensino. São graves e apressadas essas acusações, uma vez que a polícia ainda aguarda o resultado dos exames devidos para poder definir o que de fato aconteceu, para então seguir uma linha de investigação.

Nesse sentido, lamentamos o ocorrido,  solidarizamo-nos com a criança e sua família e, ao mesmo tempo, colocamo-nos à disposição da escola e dos servidores, haja vista que não há, conforme já veiculado pela delegacia de polícia, nenhum suspeito ainda confirmado, assim como também não é possível dizer ainda se a criança foi de fato abusada sexualmente, e  se esse fato, caso seja confirmado, tenha acontecido na escola.

Dessa forma, cabe ressaltar que entendemos o acesso à Educação Pública no Brasil como um direito de todos e todas, sendo dever do Estado proporcioná-lo da melhor forma possível. Sob esse viés, a Escola deve ser vista como sendo um espaço de saber, conhecimento e também de afeto , cuidado e carinho com nossos alunos, alunas e a comunidade escolar. Devendo, portanto, o Estado usar de todos os meios necessários para tornar o espaço escolar um ambiente seguro e acolhedor.

Assim, o SINTEPP Subsede de Marabá expressa sua confiança nos Agentes do Estado que estão à frente desse caso para elucidá-lo de maneira inequívoca, para levar os culpados à justiça e preservar tanto a imagem da escola em questão, como a honradez e integridade dos servidores e servidoras que desempenham suas funções no Núcleo de Educação Infantil Arco Íris. 


A COORDENAÇÃO


Nenhum comentário: