domingo, 23 de abril de 2023

O VII CONGRESSO DA REGIONAL SUDESTE DO SINTEPP EM ITUPIRANGA

NOVA COORDENAÇÃO REGIONAL ELEITA PARA O TRIÊNIO - 2023 - 2025

 O VII Congresso da Regional do SINTEPP, realizado no último final de semana no município de Itupiranga, representa novos rumos para a nossa tão importante Regional, que é composta por 18 municípios. Diferentemente de outros congressos marcados por polêmicas e disputas entre as forças, nesse, imperou o espírito da unidade. Aliás, a atual conjuntura políticas nacional pede isso, que os trabalhadores e trabalhadoras permaneçam unidos contra os resquícios fascistas do bolsonarismo, ainda arraigado em nossa sociedade. 

Professora Rose, de Marabá, 
realizando uma mística de abertura


 O tema muito bem escolhido pela Comissão Organizadora do congresso merece aplausos pela sua certeira amplitude do momento. "RESSIGNIFICAR O CAMPO DAS LUTAS NA AMAZÔNIA ATUAL: Educação Resistência e Reorganização das Trabalhadoras e dos Trabalhadores". A Amazônia tem ganhado destaque com as excursões internacionais do novo governo federal, que acertadamente tem adotado o discurso de defesa da Amazônia e de seus biomas. Nesse contexto, o combate ao garimpo ilegal nas terras indígenas, a reativação e ampliação do Fundo Amazônico, bem como a possível escolha da capital paraense para sediar a COP de 2025 farão da Amazônia um dos lugares de maior evidência no cenário mundial. 

Professor indígena Haytiga Paracanã
falando em nome de seu povo


Nesse sentido, e possível pensar que haverá ampliação da exploração da classe trabalhadora num cenário favorável aos grandes investimentos com crescimento do capital e da especulação financeira. Assim, no campo da educação, ressigfinicar o campo das lutas significa preparar nossa base para o enfrentamento necessário que se faz não somente como a militância nas ruas, como também  por meio do enfrentamento às milicias digitais , campo fértil de bolsonaristas raivosos divulgadores de fake news. 

Professora Joyce Cordeiro Rebelo, 
nova coordenadora
geral da Regional, fazendo um balanço
 da gestão que finda


Ressignificar nosso campo de luta é também perceber que precisamos continuar lutando e avançando contra toda forma de opressão. Não devemos aceitar que ainda existam trabalhadores e trabalhadoras da educação que sofram preconceito e/ou  racismo, que sejam vítimas de machismo, de lgbtfobia, ou de quaisquer outra forma de pensamento discriminatório e criminoso. 

Esse congresso foi vitorioso, venceu a unidade dos trabalhadores. Demonstramos que não é errado pensar diferente. Pelo contrario, a diversidade é que nos torna cada vez mais fortes quando sabemos compreender que o pensamento diferente também constrói quando pautado no respeito democrático. 

Parabéns à Subsede de Itupiranga, que aceitou o desfio de realizar esse congresso. Parabéns aos membros da Comissão Organizadora, que não mediram esforços para que tudo pudesse acontecer. Parabéns a todos os palestrantes e membros das mesas de discussões. Parabéns a todos os congressistas. 

O SINTEPP SOMOS NÓS, NOSSAS FORÇA NOSSA VOZ! 


FOTOS DA DELEGAÇÃO MAIS SORRIDENTE NO EVENTO:





























Nenhum comentário: