sexta-feira, 20 de novembro de 2020

NOTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA PÚBLICA ELINDA SIMPLÍCIO COSTA

 

    Ontem, 19/11 tomamos conhecimento acerca de um vídeo veiculado nas redes sociais do cidadão chamado "Wanderlei" que acusa a Escola Elinda Simplicio Costa de realizar apologia sexual através das atividades remotas em meio a pandemia.

    É lamentável toda situação que estamos passando em nosso país com o Governo Bolsonaro que serve de modelo para pessoas assim, que venham tentar desqualificar o trabalho pedagógico exercido pelos professores nas escolas. 

   É notório a falta de conhecimento do cidadão, que até ao tentar explicar não consegue diferenciar um texto verbal de um texto não-verbal. Atacando de forma feroz, as atividades desenvolvidas na escola pelo professor. 

   Todos tem acompanhado os debates a nível municipal que o Sintepp vem travando desde o início de agosto e sabem que essas atividades pedagógicas não deveriam ser trabalhadas sem a presença e mediação do professor, inclusive nos posicionamos totalmente contrários à entrega das atividades que foram produzidas de abril a junho. 

    Defendemos na época, a produção de novas atividades com a inclusão de um resumo e texto explicativo que desse conta dos próprios alunos desenvolverem, prova disso é que o material exposto pelo cidadão consta apenas questões para serem resolvidas, restando um vácuo do texto e a explanação do professor para ajudar o aluno na compreensão sobre a linguagem não-verbal na correlação com a interação social, produção e circulação de conhecimento, bem como identificando o gênero, inferindo o sentido do texto não-verbal, reconhecendo as possibilidades de diferentes informações, entre outros objetivos. 

    A proposta também, ainda trabalharia o Bullyng e a violência na escola entre as próprias crianças, a partir da utilização dos textos não-verbais das próprias mãos, tendo em vista que haveria uma clara apresentação do significado e posicionamento das mesmas, como fazem muitas crianças no dia-a-dia. Esse debate remonta, o próprio presidente que se elegeu fazendo "arminha" com as mãos, que foram símbolos e gestos que marcaram sua campanha em 2018, conforme o texto não-verbal a seguir:

O que a imagem das mãos do Presidente quer dizer?

 

 

Quais elementos visuais deste texto reforçam a crítica sobre duas armas apontadas para você?

    Estávamos mais uma vez certos em nosso posicionamento, pois o lamentável episódio de ontem pode seguir se repetindo deixando nossos professores expostos e vulneráveis a qualquer ataque descabido e fora do contexto.

     O tempo vivido de retrocesso e retirada de direitos tem sido forte em vários estados e municípios, fruto da eleição de Bolsonaro ao poder, uma vez que seguem todos os dias formulando ideias para seguir o pacote de maldades. Cortaram nossos salários e jogaram Spray de Pimenta nos professores em Marabá, mas isso não basta! Querem também tirar o direito dos professores de ensinar e formar cidadãos críticos na sociedade.

    Não podemos incorporar à nossa cultura o culto ao crime de ódio, violência, a covardia e ao medo contra as pessoas, ainda mais com a classe dos educadores deste país que são construtores dos processos educativos fundamentais de nossa vida na sociedade.

    Abraçamos toda equipe de professores da Escola Elinda Simplicio Costa em um gesto solidário, amigo e de proteção aos direitos sociais e destacamos que a escola somente está passando por esta situação por conta da intransigência da SEMED em aproveitar atividades sem mediação do professor para o ensino remoto. Portanto, toda e qualquer responsabilidade é da Secretaria Municipal de Educação.

    O Sintepp Marabá, segue acompanhado o caso juridicamente dentro da perspectiva de defesa da Educação Pública e da Escola. 

#SOMOS TODOS ELINDA SIMPLICIO COSTA!

A COORDENAÇÃO

  

2 comentários:

Unknown disse...

Gente que ridículo esse babaca que fez esse vídeo denunciando a Escola, ele deva tá se sentindo Ô cidadão de bem, só que não se ele fosse mesmo um cara do bem pq não procurou aEscola ou o professor que entregou a tarefa pra ele?.... mais não quer se amostrar... patético sem noção

maria madalena disse...

Maria Madalena Silva Pessoa nos apoiamos SINTEPP MA.